Você consegue prospectar novos clientes atualmente? – 02/02

A captação ativa é uma ferramenta que sempre é muito utilizada por qualquer prestador de serviço: utilização de cartões de visitas, folders, a realização de parcerias, visitas, etc. Porém, a divulgação ONLINE realizada pela internet traz resultados extremamente satisfatórios para seu negócio.

COMO O GOOGLE PODE TE AUXILIAR?

Primeiramente, você precisa ter um site para utilizar ao máximo o que a ferramenta do Google pode te proporcionar. Seu site deve ser atrativo, mostrando seus projetos, portfólio e um manual do cliente, ou seja, uma descrição de sua biografia, trabalho, etapas, prazos, etc.

Mas como aparecer nas primeiras páginas do Google?

Um dos segredos está na utilização de palavras chaves corretas e adequadas ao seu negócio. Pense sempre no que o seu “cliente” possa digitar buscando um serviço de arquitetura. Utilize palavras chave mais comuns, sem termos técnicos. Não se esqueça que geralmente os usuários sempre colocam o local nos campos de busca. Sendo assim, recomenda-se que seu título para o Google tenha palavras chaves comuns e o local onde você está.


Outro fator importante é a meta descrição. Aquela pequena descrição abaixo do título do seu negócio vai auxiliar o usuário a encontrá-lo quando digitar por serviços de arquitetura. Por isso, as palavras chaves continuam sendo essenciais. Dentro do seu site, é necessário um texto institucional apresentando seu escritório e seus serviços contendo também as mesmas palavras chaves que você utilizou no Google.

Observe que existe sempre uma ligação com os termos mais usados durante as pesquisas. Por isso, atente-se no que o seu potencial cliente possa digitar no campo de busca do Google.

É de extrema importância você configurar uma conta no Google Meu Negócio/ Business. Essa ferramenta vai te dar alguns dados como o tráfego de pessoas que estão visitando seu site (por onde elas acharam seu site, quantas visualizações você tem, etc.). Além disso, é através dele que você vai preencher os dados do seu escritório como Nome, endereço, telefone, site, horários de funcionamento. A localização exata é essencial para que o Google Maps certifique que você é real. Não se esqueça de realizar upload de fotos chamativas e de boa qualidade para que seu “card” fique atraente.


Resumindo, atente-se a 3 itens para que o Google torne-se seu aliado:

1. Palavras chaves simples, usuais e comumente utilizadas pelos usuários.

2. Seu site deve ser atraente contendo um portfólio chamativo, uma descrição de seus

serviços e um resumo de sua biografia.

3. Configuração de uma conta no Google Meu Negócio.


E AS REDES SOCIAIS, COMO UTILIZÁ-LAS?


Atualmente, a rede social mais usada por todos é o Instagram e por isso é interessante concentrar sua divulgação nela. Não que o Facebook tenha “desaparecido”, mas no Brasil observamos o aumento de usuários no Instagram significativamente.

Sendo assim, existem 3 formas de se destacar no Instagram.

Feed – o mais tradicional, são suas postagens usuais, recorrentes. Você deve utilizar o Feed para divulgar seu portfólio. Não faça postagens diárias e sim de 2 a 4 vezes por semana.

O importante são postagens de qualidade com imagens boas, uma descrição chamativa e não se esqueça de utilizar hashtags.

Um bom exemplo de uma postagem que chama atenção é o Antes e Depois de uma reforma ou obra. Além disso, um projeto pode render várias postagens diferentes (plantas, andamento da obra, acabamento, detalhes dos fornecedores, etc).


Stories – observa-se que as pessoas costumam ver mais os Stories do que o Feed. Sendo assim, essa é uma ótima ferramenta de divulgação do seu trabalho.


Crie postagens dinâmicas que possam criar um engajamento pessoal com o público. Podemos citar por exemplo o dia a dia do seu trabalho (passo a passo de um projeto, andamento de uma reforma, como está um acompanhamento de uma obra, etc).


Além disso, uma caixa de perguntas e respostas é uma forma de criar um vínculo mais pessoal com o público aumentando sua credibilidade já que através dela você vai passar conhecimento e maturidade sobre determinado assunto.


IGTV – utilizado para realizar vídeos mais longos, essa ferramenta pode ser utilizada para

demonstrar as etapas de um trabalho seu como um serviço de interiores. Detalhamentos de uma obra ou reforma por exemplo. Vídeos costumam aproxima mais o público a sua pessoa já que demonstram um grau maior de confiança no seu trabalho.

Outro ponto a se destacar é seu perfil. Use uma foto pessoal para que você seja lembrado como uma “pessoa” pelo público, e não o logo de seu escritório/empresa. Isso vai criar uma afinidade e uma conexão do cliente com você.


Toda e qualquer utilização de divulgação ONLINE deve ser bem realizada pois a internet ao mesmo tempo que pode te auxiliar, pode também prejudicar. Por isso, sempre pense em cativar seu cliente dando o máximo de atenção e dedicação aos seus projetos e construindo um portfólio “forte” e atraente.


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