Metas essenciais para seu crescimento profissional e pessoal ūüöÄ

N√≥s como arquitetos temos que ter um posicionamento muito bem definido. √Č muito comum nos perdemos ao longo do tempo e n√£o termos mais perspectivas dos nossos sonhos e metas profissionais j√° que nossa carreira apresenta altos e baixos.

As vezes falta uma conex√£o com nossas proje√ß√Ķes e ambi√ß√Ķes durante nossa vida o que causa a falta de defini√ß√£o de nossas metas de curto, m√©dio e longo prazo.

Apresento abaixo um passo a passo de que você pode realizar para incentivar seu planejamento pessoal e profissional.

1. Defina suas metas di√°rias / mensais / bimestrais e anuais.


Suas metas serão baseadas em um planejamento crescente. Por ser sempre um planejamento, seus objetivos mudam e por isso é necessário que você os visualize todos os dias.


Comece planejando seus prop√≥sitos anuais os quais s√£o chamadas metas de longo prazo. Escreva suas metas de pelo menos 5 anos. N√£o s√£o seus ‚Äúsonhos‚ÄĚ e sim suas inten√ß√Ķes que devem estar extremamente bem definidas. Sem isso, dificilmente voc√™ conseguir√° planejar a pr√≥xima etapa.


√Č neste momento que se determina a proje√ß√£o m√°xima da sua vida pessoal e profissional tendo ambas as metas alinhadas.

Após definir seus objetivos de longo prazo, você precisa definir os de curto prazo, que serão anuais e bimestrais. A cada 6 meses você precisará avaliar se realmente eles estão se concretizando. E por fim, é necessário que você defina as pequenas metas (mensais e semanais) e as diárias. As pequenas metas são avaliadas rapidamente e você terá plena noção se está ou não no caminho certo.


J√° as metas di√°rias s√£o a base dessa jornada e elas s√£o feitas de pequenos planejamentos para alcan√ßar todas as proje√ß√Ķes anuais j√° definidas. Elas s√£o de extrema import√Ęncia, pois s√£o elas que nos auxiliam a ter cada vez mais disciplina.


2. Voc√™ consegue se visualizar conquistando seus objetivos? √Č muito importante conseguir se projetar no sucesso das suas metas. Isso n√£o s√≥ gera motiva√ß√£o como tamb√©m abrir√° a sua mente para elaborar novas estrat√©gias a cada dia.


Lembre-se, dê um passo de cada vez, mas mude sempre a favor de alcançar o que você almejou ao definir suas metas.

Um exemplo prático seria a suposição de que você quer atender clientes de alto padrão. Você já pensou em como abordá-los? E sua comunicação visual, está apropriada para esse tipo de cliente? São esses pequenos planejamentos que não somente definem melhor suas metas, mas te orientam num caminho mais assertivo.

3. Qual será a sua estratégia para conseguir alcançar as suas finalidades? Foque na solução de cada meta diária e qual será a estratégia que você vai usar para alcançá-la. Por exemplo, caso você queira captar 5 clientes a cada 30 dias (ou seja, sua meta mensal), dentro da sua meta diária você deve estar engajado de como anunciar na internet, realizar networking e como tornar suas redes sociais mais atrativas para seu nicho definido.


Técnica das Metas SMART


Para te ajudar a traçar as suas metas existe uma técnica chamada SMART que é uma metodologia que estabelece critérios para definição de objetivos e metas. Ela se baseia em 5 fatores conforme ilustrado na figura abaixo.

Sem metas você não terá direcionamento e nem mesmo estratégias para guiar a sua vida. Entenda que o sucesso é algo construído e planejado diariamente.


Meu conselho é: comece hoje!