top of page

Metas essenciais para seu crescimento profissional e pessoal 🚀

Nós como arquitetos temos que ter um posicionamento muito bem definido. É muito comum nos perdemos ao longo do tempo e não termos mais perspectivas dos nossos sonhos e metas profissionais já que nossa carreira apresenta altos e baixos.

As vezes falta uma conexão com nossas projeções e ambições durante nossa vida o que causa a falta de definição de nossas metas de curto, médio e longo prazo.

Apresento abaixo um passo a passo de que você pode realizar para incentivar seu planejamento pessoal e profissional.

1. Defina suas metas diárias / mensais / bimestrais e anuais.


Suas metas serão baseadas em um planejamento crescente. Por ser sempre um planejamento, seus objetivos mudam e por isso é necessário que você os visualize todos os dias.


Comece planejando seus propósitos anuais os quais são chamadas metas de longo prazo. Escreva suas metas de pelo menos 5 anos. Não são seus “sonhos” e sim suas intenções que devem estar extremamente bem definidas. Sem isso, dificilmente você conseguirá planejar a próxima etapa.


É neste momento que se determina a projeção máxima da sua vida pessoal e profissional tendo ambas as metas alinhadas.

Após definir seus objetivos de longo prazo, você precisa definir os de curto prazo, que serão anuais e bimestrais. A cada 6 meses você precisará avaliar se realmente eles estão se concretizando. E por fim, é necessário que você defina as pequenas metas (mensais e semanais) e as diárias. As pequenas metas são avaliadas rapidamente e você terá plena noção se está ou não no caminho certo.


Já as metas diárias são a base dessa jornada e elas são feitas de pequenos planejamentos para alcançar todas as projeções anuais já definidas. Elas são de extrema importância, pois são elas que nos auxiliam a ter cada vez mais disciplina.


2. Você consegue se visualizar conquistando seus objetivos? É muito importante conseguir se projetar no sucesso das suas metas. Isso não só gera motivação como também abrirá a sua mente para elaborar novas estratégias a cada dia.


Lembre-se, dê um passo de cada vez, mas mude sempre a favor de alcançar o que você almejou ao definir suas metas.

Um exemplo prático seria a suposição de que você quer atender clientes de alto padrão. Você já pensou em como abordá-los? E sua comunicação visual, está apropriada para esse tipo de cliente? São esses pequenos planejamentos que não somente definem melhor suas metas, mas te orientam num caminho mais assertivo.

3. Qual será a sua estratégia para conseguir alcançar as suas finalidades? Foque na solução de cada meta diária e qual será a estratégia que você vai usar para alcançá-la. Por exemplo, caso você queira captar 5 clientes a cada 30 dias (ou seja, sua meta mensal), dentro da sua meta diária você deve estar engajado de como anunciar na internet, realizar networking e como tornar suas redes sociais mais atrativas para seu nicho definido.


Técnica das Metas SMART


Para te ajudar a traçar as suas metas existe uma técnica chamada SMART que é uma metodologia que estabelece critérios para definição de objetivos e metas. Ela se baseia em 5 fatores conforme ilustrado na figura abaixo.

Sem metas você não terá direcionamento e nem mesmo estratégias para guiar a sua vida. Entenda que o sucesso é algo construído e planejado diariamente.


Meu conselho é: comece hoje!

bottom of page