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Você consegue prospectar novos clientes atualmente? - 01/02

Uma das maiores dificuldades, tanto para o arquiteto experiente como o recém formado, é prospectar novos clientes. Em especial, o profissional que acabou de sair da faculdade e sonha em abrir seu escritório e desenvolver novos projetos são os que mais encontram obstáculos.

Existem dois motivos principais:

1. Geralmente, as faculdades de arquitetura não preparam o estudante sobre o gerenciamento de um novo escritório e seu trabalho assim como a divulgação do seu portfólio.

2. A idade dos clientes é um fator que influencia muito já que esses clientes são mais velhos e procuram um profissional “gabaritado” e mais experiente.

De qualquer forma, recém formado ou experiente, o arquiteto deve demonstrar domínio, qualidade e experiência sobre um determinado assunto a fim de demonstrar credibilidade

para seu cliente.

COMO APARECER PARA SEU CLIENTE

É muito importante que o profissional determine um ou poucos NICHOS específicos para que seu portfólio seja o mais especializado possível. Um exemplo é trabalhar somente com design de interiores.


Sendo assim, o profissional vai conseguir se destacar nesse NICHO de mercado já que ele pode apresentar diversos projetos específicos de design de interiores. Porém, lembre- se que seu público ficará restrito, mas muito mais seletivo e seu trabalho estará muito mais qualificado para captação de um novo cliente.

Você que pensa em abrir um novo escritório deve se atentar sempre para o nome.

Uma excelente opção é a escolha do seu sobrenome já que com isso, o cliente sempre vai lembrar e associar seu projeto a você.


A escolha somente das iniciais torna-se muito impessoal e dificulta ser encontrado nos sites de busca e redes sociais. Sendo assim, evite usar iniciais mesmo em um escritório com vários sócios.

DIVULGAÇÃO

Como já explícito, o começo é muito difícil. Sendo assim, um dos meios mais usados para prospecção de novos clientes é o antigo “boca a boca”. Mas como fazê-lo? O primeiro método é a utilização de cartão de visitas que deve ser usado em momentos pontuais como em suas relações sociais (amigos, conhecidos e familiares) assim como na participação de feiras onde se constrói seu networking.

Não deixe também de visitar estabelecimentos comerciais como potenciais projetos de reformas onde você pode oferecer seus serviços para o gerente ou até mesmo o dono.

A utilização de panfletos ou flyers também deve ser considerada. Mas afinal de contas, o que colocar dentro de um panfleto? Considere sempre colocar imagens de seus projetos (no caso de recém formados, podem ser fictícios) especificando o nicho que trabalha e também preze por um “manual do cliente”.

O manual do cliente é uma explicação resumida de como funciona seu trabalho, as etapas de uma obra/reforma, prazos, fornecedores, etc. Isso chama atenção pois o cliente já começa a ter uma ideia clara de como o profissional trabalha.


Não deixe de conversar com porteiros e zeladores de prédios/condomínios recentemente lançados. Eles podem se tornar seus aliados permitindo, por exemplo, você deixar seu folder nas caixas de correios dos futuros moradores.

As parcerias com profissionais mais experientes na área como engenheiros ou até mesmo arquitetos são essenciais já que esses profissionais provavelmente já terão um nicho de mercado definido podendo te auxiliar a divulgar seu trabalho.

A participação de feiras, palestras, cursos é essencial para que você aumente seu networking e divulgue seu trabalho para outros profissionais podendo haver indicações de potenciais clientes.



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