Estágio: a importância da qualidade gráfica no seu currículo e portfólio

Muitos recém-formados têm dificuldades imensas em conseguir uma vaga de estágio ou de trabalho em escritórios de arquitetura. Observa-se que uma das maiores falhas é a própria apresentação do currículo e do portfólio, o que causa desinteresse pelo empregador. A grande causa disso é a falha na representação gráfica do material já que isso é muito importante na área de designers e arquitetura.


Algumas dicas serão exemplificadas com a imagem abaixo:

Nota-se nesse exemplo que o Currículo está sintetizado, objetivo, limpo e organizado. Com uma representação gráfica diferente chamando a atenção. Nesse exemplo, dividiu-se em 3 colunas:


- 1ª. Coluna: Informações pessoais e seus dados para contato devem estar presentes além de um resumo de sua formação profissional. Além disso, é interessante também descrever um pequeno texto sobre seus principais objetivos na vaga requerida. Os currículos que possuem foto do profissional geralmente são mais destacados dos que não tem.


- 2ª. Coluna: Aqui se observa a experiência profissional do candidato numa linha de tempo. Porém, muitas vezes o recém-formado ou estudante não possui esse tempo de profissão. Nesse caso, é interessante colocar os cursos extras realizados junto à faculdade. Porém, o que vai mais destacar é seu portfólio.


- 3ª. Coluna: Nesse exemplo, existe um gráfico sobre como é o conhecimento dos softwares em questão pelo candidato. Nota-se uma qualidade gráfica diferente do usual mostrando um pouco da criatividade de quem fez o currículo. É importante também destacar suas redes sociais. Tenha em mente em desenvolver um perfil profissional. Além disso, fez-se o uso de um QR Code que vai levar quem está lendo o currículo para o portfólio hospedado em um site.


O portfólio é a ESSÊNCIA do requerente à vaga. É através dele que se confirma a experiência do profissional.

Mas como fazer um portfólio atraente?


O mais importante é que ele tenha QUALIDADE e OBJETIVIDADE, ou seja, o portfólio deve estar condizente à vaga de interesse do candidato. Exemplificando, um candidato que quer uma vaga num escritório de projetos residenciais deve ter um portfólio destacando seus projetos residenciais.


Mesmo que o recém-formado não tenha projetos, pode lançar mão de projetos fictícios. Converse com algum proprietário de terreno e desenvolva uma casa por exemplo.

É importante destacar os softwares usados no desenvolvimento, nesse caso, da maquete eletrônica, das plantas humanizadas e das imagens renderizadas.


É essencial também para dar credibilidade no portfólio a inclusão de projetos executivos e detalhamentos.

Por exemplo, num projeto de interiores, quanto melhor o nível de detalhamento e as imagens renderezidas, mais o portfólio ficará atrativo.

O mais importante é ter em mente: quanto MELHOR a QUALIDADE GRÁFICA do seu currículo e portfólio, MAIS chances de emprego terá.