Crescer para contratar ou contratar para crescer?

Todo empresário chega a uma hora que não sabe se existe a necessidade de contratar um colaborador para que sua empresa cresça. Neste momento que vivemos, todos sabemos que houve uma onda de fechamento de empresas causada não somente pelas crises econômicas no país, mas como também pela pandemia. Porém, ainda existem muitos pequenos empresários estão otimistas com o futuro e resolveram investir ou até mesmo expandir seus negócios.

Mas qual será a hora certa de contratar um colaborador?


No início é normal que você cuide de seu escritório de arquitetura sozinho pois muitas vezes temos tempo sobrando já que não conseguimos captar novos projetos a todo momento. Fazer o financeiro, marketing, mídias sociais, editar conteúdo etc. Porém, se o empreendedor fica sobrecarregado com os processos, chegou a hora de contratar.

Contratar um funcionário cedo demais pode causar um problema no seu fluxo de caixa e te levar a fechar as portas.

Alguns sinais podem ser observados quando você precisa contratar um profissional.


Você investiu tempo e dinheiro em branding, propaganda e marketing. Sua captação de clientes está “a todo o vapor”, mas chega a hora que o cliente quer te contratar você recusa o trabalho pois não tem tempo. Negar um projeto vai fazer com que seu cliente migre para seus concorrentes e automaticamente você perderá não somente dinheiro, mas potenciais indicadores.


Seus consumidores estão reclamando: prazo atrasado na entrega de projetos e/ou a qualidade do seu serviço baixou. Isso vai gerar um retrabalho que vai te custar tempo e dinheiro. Existe, porém, um lado bom a se observar.



Se o cliente está reclamando, quer dizer que ele AINDA confia em você de forma que você pode agir de forma rápida para remediar a situação.

Nunca as ignore pois o consumidor acha que você não está dando importância a ele.


Outro fator que chegou a hora de contratar alguém é quando você não está conseguindo mais gerir seu escritório sozinho, ou seja, você não está conseguindo colocar as tarefas de contabilidade de administrativas em dia. Na medida que seu escritório cresce, essas tarefas também vão aumentar. Logicamente que um bom software de gestão pode ser utilizado o que vai te facilitar muito, mas esses processos administrativos devem ser alimentados diariamente.


Seus clientes não conseguem te contatar? Então também é a hora de contratar alguém.

Você sabia que 42% dos consumidores esperam a resposta dentro de uma hora?

Você tem outras coisas a fazer também e não pode se dedicar somente a responder e-mails, telefones, tweets, publicações em redes sociais. Contratar alguém para retirar parte do trabalho de se comunicar com seus clientes das suas costas pode te ajudar a melhorar muito seus resultados.


A saúde mental é muito importante para seu bem-estar. Qual foi a última vez que você tirou férias? Não subestime o poder de limpar sua mente, descansar. Sempre após o período de descanso você se sentirá muito mais produtivo e revigorado. Se você não estiver tendo tempo para isso, realmente é hora de você contratar alguém. Não há nada de errado em tirar um tempo para descansar.



Pense sempre e analise sua situação antes de contratar alguém.

Nunca contrate alguém irracionalmente ou desesperado e nem se realmente isso prejudicará seu fluxo de caixa. Não contrate se realmente não souber o que esse novo colaborador pode te ajudar.

Planeje, avalie, entreviste, pesquise. O momento certo de tomar essa decisão é o essencial para a continuidade de seu negócio e crescimento do mesmo!